Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Quem dá mais!? Quem dá mais!?

Eu tô muito, muito triste porque não posso nem sequer dar o lance inicial, né...

Na matéria diz marrom, mas ele parece bem vermelho, não!?
Segue matária publicada na edição N° 10885 do jornal Pioneiro. Veja mais aqui.

Fusca de Dona Anna ajudará entidade
Família leiloará o carro da famosa voluntária falecida em 2009

Bento Gonçalves – A rotina do Fusca marrom 1973 já era conhecida. Todos os dias pela manhã sua proprietária dava a partida para percorrer, dirigindo, seis quilômetros do Centro até o Lar do Ancião. Esse costume foi seguido rigorosamente por Anna Variani durante 19 anos.

Agora, o popular carro terá um novo dono. Sua rota será traçada em um leilão beneficente no dia 8 de novembro. A data escolhida é uma homenagem ao primeiro ano de falecimento da idosa reconhecida nacionalmente pelo trabalho de assistência social desenvolvido junto à comunidade bento-gonçalvense.

Mesmo após sua morte, Dona Anna, como era chamada, continua beneficiando o lar que ajudou a onstruir. O dinheiro arrecadado com a venda do Fusca será revertido integralmente para a instituição e aplicado em reformas no prédio.

– Pensamos em deixar o Fusca exposto no Lar, mas exigiria uma certa conservação, viraria mais despesa. Então, optamos por fazer o leilão e conseguir o dinheiro que a casa-lar tanto precisa – conta a neta de Anna, Maysa Variani Bertuol, 52 anos.

Em 1982, Anna encabeçou um movimento para dar início às obras do Lar do Ancião. A bordo do seu Fusca, visitou empresas e comércios para angariar fundos e edificar a obra. Com muito esforço e colaboração da comunidade, concretizou seu sonho no dia 21 de julho de 1990, ao inaugurar a entidade beneficente que abriga hoje 62 idosos.

Amparada sempre na fé em Deus, a idosa começou a escrever uma história que lhe garantiria, anos depois, a homenagem do governo gaúcho. Aos 97 anos, recebeu o Prêmio Ana Terra, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Essa homenagem foi concedida a 25 mulheres que se destacaram em suas comunidades.

Anna dividia as atenções entre a casa-lar e a Sociedade Beneficente Santo Antônio, também fundada por ela, em 1956. Mas, em outubro de 2009, às vésperas de completar 99 anos, seu corpo começava a mostrar sinais de cansaço. Anna morreu em 8 de novembro, na cidade que escolheu para morar por ter características parecidas com a Itália, de onde veio com o pai aos 17 anos.

Agora, o Fusca que virou símbolo da solidariedade, mais uma vez será um instrumento de auxílio ao Lar.

– Mantivemos o carro original. Ele passou por uma revisão e está pronto para receber seu novo dono– diz a presidente do Lar do Ancião, Lourdes de Souza.

- O que
Leilão do Fusca marrom, ano 1973, de Dona Anna Variani
- Quando
Dia 8 de novembro, às 20h
- Local
Loja da Panambra de Bento Gonçalves, na Rua Francisco Luiz Bertolini, 121, no bairro Conceição
- Lance inicial do leilão
R$ 15 mil
- Como fazer para participar
Basta se inscrever na concessionária no dia do evento
- Mais informações
Lar do Ancião de Bento Gonçalves:
(54) 3451.3444
Loja Panambra de Bento: (54) 2102.8000

Um comentário:

Anônimo disse...

Show menina ainda bem que vc voltou che!!! e isso ai vai atualizando de vagarzinho né mesmo, bem hoje estou na Africa trabalhando na Vale Moçambique, e já achei um fusca aqui 78 com o volante do lado direito. Semana que vem devemos rodar por essa Africa...

bjs