Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Bolsas que transportam arte

Há 3 anos, o atelier Dona Diála desenvolve bolsas artesanais em couro e patchwork
Foto: Diála Kruger Rizzotto
     Inspirada por elementos da cultura pop, a estudante de Design de Moda Diála Kruger Rizzotto, há 3 anos em seu atelier em Flores da Cunha, desenvolve bolsas artesanais que são verdadeiras esculturas. Em couro ou em patchwork, as bolsas levam na marca o nome da criadora: Dona Diála. Quem quiser conferir o material pode fazer um passeio pelo Mix Bazar, no Cais do Porto, em Porto Alegre, neste sábado, 16, e domingo, 17.
   Amelie Poulain, os Beatles, Andy Warhol, pin ups... Artes plásticas, cinema, música, entre outras manifestações culturais são faíscas instigadoras que rendem uma nova arte. Depois de selecionar uma cena, as imagens são “tatuadas” em couro utilizando a pirogravura (técnica de gravar ou desenhar com ponta incandescente), trabalho que Diála aprendeu acompanhado o pai, Gilberto Luiz Rizzotto que é artesão há mais de 30 anos. “Cresci fazendo isso, mexendo em couro e fazendo feira com meu pai”, conta a artesã que para aprender a confeccionar as bolsas comprava algumas peças e desmanchava para ver como eram feitas.
    O modo singular de criação de Diála surpreende. Apesar de utilizar a máquina de costura, ela conta que prefere costurar à mão por durabilidade e beleza. Os detalhes cativam o imaginário. Além de diferentes tipos de couro – que vão dos tradicionais tons crus aos inusitados relevos e estampas –, as bolsas são forradas com tecido de algodão de estampas miúdas e variadas, dando charme às peças.
Nos trabalhos de patchwork os temas são mais doces e guiam-se pelo universo feminino. Tecidos de algodão e jeans mesclam-se a pequenos botões e pingentes até ganharem formas delicadas.
    Os clientes podem customizar as bolsas conforme sua personalidade, basta sugerir um tema para a artesã. Cada bolsa leva cerca de uma semana para ser finalizada. Os valores variam de R$ 80 a R$ 120. Para encomendar, entre em contato pelo e-mail dialakruger@yahoo.com.br ou pelo donadiala@hotmail.com .
Confira mais no blog: www.donadiala.tumblr.com

Foto: Gane Coloda







Um comentário:

Jedy disse...

que massa o blog de vcs.... dá uma olhada no nosso e diga oq axa, somos de foz do iguaçu - pr, somos em aproximadamente 15, gostei do blog poderiamos trocar uma idéias e conteudos